sábado, 14 de julho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.




A IMPORTÂNCIA DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Prof. Gianni  Lucindo  Dias

A escola hoje precisa se adequar ao usos das tecnologias na melhoria do processo de aprendizagem, crianças aprendem com o visual, o concreto e não só com o imaginável. Devemos ter consciência disto e aproveitar os recursos midiáticos da melhor forma possível, explorando ao máximo,  afinal vários recursos já fazem parte do cotidiano dos nossos alunos desde muito pequenos . 
receita de torta de milho  
Um exemplo é o trabalho com receitas, onde o professor confecciona um cartaz com a receita, desenha  muitas vezes em papel pardo, sem pintar , sem estética, sem atrativo algum e tenta com isso atingir seu objetivo. Te pergunto que atrativo tem aquela receita para a criança onde o visual não é bom? Se nós adultos adoramos ver coisas bonitas quiça os pequenos. A receita terá que ser bem explorada para alcançar os resultados desejados. 
Mas esta mesma receita pode ser trabalhada no PowerPoint, com imagens reais dos ingredientes um a um, com a quantidade, tudo o irá acontecer estará ali ao alcance dos olhos colorido, bonito, real. Depois a apresentação será levada para a sala de aula e projetada ou através do projetor integrado ou através do Data show. explorando tudo o que é possível. Com toda certeza a criança se prenderá e aprendera mais com um layout  mais limpo e bem elaborado. 
vídeo sobre o indio
Outra questão que quero destacar é o trabalho com as datas comemorativas com dia dos índio. A gente precisa parar de trabalhar só musiquinha de indiozinho, fantasia de indiozinho, pintura de índio com tintas industrializadas,  para desde cedo mostrar a realidade de quem é o índio, como ele é, onde ele vive, o que ele come, qual é a sua cultura, suas crenças, suas danças . 
E para que isso seja trabalhado volto na questão do uso dos recursos midiáticos.   Se queremos formar um ser na sua integralidade um dos pontos a serem destacados, é a formação para a libertação, devemos formar pessoas que não reproduzam o sistemas,  mas  que sejam capazes de transformá-lo, de atuar sobre ele. Esse é o papel da escola. 

A festa junina 
A festa junina  
Esse trabalho   com  midiáticos se aplica a todo o processo de ensino aprendizagem. 
A vários outros trabalhos   como o das festas juninas, folclore, e temas do planejamento.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário